Você está aqui: Página Inicial Notícias Workshop Interno de Competências - “Sustentabilidade, eficiência e desenvolvimento em energia”

Workshop Interno de Competências - “Sustentabilidade, eficiência e desenvolvimento em energia”

Lista preliminar de palestrantes

 

Em chamada publicada na sua página, http://www.abraex.org.br/news/wokshop-interno-de-competencias, no dia 20/05/2013, a ABRAEX convidou os seus associados a participarem do I Workshop Interno de Competências, com data prevista para o dia 9 de Agosto de 2013. Tal evento visa a preparar o I Seminário ABRAEX, que se realizará em Novembro/2013. O tema proposto para os eventos é “Sustentabilidade, eficiência e desenvolvimento em energia” e assuntos correlatos.

A repercussão do convite foi muito positiva. Diversos interessados se manifestaram e propuseram temas para debate. A ABRAEX expressa seu agradecimento pela adesão e o seu desejo de contar com ainda mais participantes. A lista ainda não está fechada, pois o processo de construção das pautas continua. Participe também!

Abaixo, seguem alguns nomes confirmados:

Cristiano Augusto Trein, Ph.D

Engenheiro Civil com Mestrado Acadêmico em Engenharia Civil pela UFRGS e Doutorado pela Kyoto University. Visitou o Japão em duas oportunidades. Na primeira, com a bolsa Monbukagakusho, entre 2006 e 2009, cursou Doutorado em Wind Engineering. Nesse período, participou da fundação do Kyoto University Student Chapter da Society of Petroleum Engineers SPE. Na segunda, com o apoio da JICA, em 2013, participou do curso Energy Policy. Atualmente, trabalha no Ministério de Minas e Energia, na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético, com desenvolvimento energético de fontes alternativas.

 

João Marcus Abreu Curti, M.Sc

Engenheiro Eletricista com ênfase na área de Controle e Automação, formado em 2008, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Entre 2008 e 2009 atuou como projetista pela Adler Engenharia, e já em 2009 foi selecionado para o programa de bolsa Monbukagakusho. Concluiu o mestrado pelo Departamento de Advanced Energy da Universidade de Tokyo em 2013, e possui estudos publicados sobre Sistemas Híbridos de Armazenamento de Energia para Veículos Elétricos. Atualmente trabalha como Gerente de Contas da ACX Engenharia, com interesses voltados para projetos de geração de energia por fontes renováveis.

Luciano Charlita de Freitas, Ph.D

Bacharel e Mestre em Administração, Bacharel em Economia1 pela Universidade de Brasília, Doutor em Políticas de Desenvolvimento com foco em Economia Energética e Meio Ambiente pela Universidade de Hiroshima. Ex-bolsista do Monbukagakusho e da JICA, ex-trainee do Institute for Global Environmental Strategy (IGES) em Hayama, Kanagawa. Premiado com o Young Researcher Award oferecido pela Deutsch-Brasilianische Netzwerk für Politikdialog (SOCIEDADES), com o Faculty Research Award (2006) e com o Doctoral Research Award (2010) oferecidos pela Agência de Cooperação Canadense (CIDA), e com o Global Environmental Leader Award (2010) oferecido pelo Monbukagakusho e da Universidade de Hiroshima. Autor e revisor dos Jornais Científicos Energy Economics, Ecological Economics, Energy Policy, entre outros. Pesquisador sênior da Universidade de Brasília e especialista em regulação do Governo Federal do Brasil.

1.Em processo de conclusão.

 

Luis Fernando Badanhan, D.Sc

Engenheiro Civil com Mestrado Acadêmico em Saneamento Ambiental pela USP e Doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela UNICAMP. Visitou o Japão em uma oportunidade com apoio  da JiCA, em 2009, participou do Capacity Building for Policy Staff Regarding Kyoto Mechanisms. Atualmente, trabalha no Ministério de Minas e Energia, na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético, ocupando o cargo de Coordenador-Geral de Sustentabilidade Ambiental do Setor Energético com foco especial em questões de mudança climática no setor de energia.

Sheyla Maria das Neves Damasceno, M.Sc

Possui Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (1991), Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Salvador - UCSAL (1987), Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2002), com ênfase em Eficiência Energética. Coordenadora do Programa de Eficiência Energética Regulado Pela Aneel - PEE. Trabalha na ANEEL desde 2002 na regulação dos serviços de geração (SRG), regulação do PEE (SRC e SPE), regulação do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento - P&D (SRG e SPE). Trabalhou na Coelba e na Iberdrola Empreendimentos do Brasil (1999-2002) em diagnósticos energéticos e execução de Projetos de Eficiência Energética, na Canal Engenharia (1995-1998) e na Copene (Pólo Petroquímico de Camaçari) (1989-1990) com manutenção industrial de motores, transformadores e geradores, e em projetos elétricos e de automação no Banco Econômico S/A. Visitou o Japão em 2012, pela JICA, para o curso de Eficiência Energética para a Região do Mercosul.

 

Sonia Naomi Nomi, Ph. D

Bacharel em Química e Mestre em Química dos Recursos Naturais, ambos pela Universidade Estadual de Londrina. Doutora em Environmental Dynamics and Management pela Universidade de Hiroshima no campo atmosférico com foco em emissão de material particulado e suas fontes emissoras. Ex-bolsista do Monbukagakusho, Kempi - Hiroshima, e JICA, todos em pesquisas ambientais. Pesquisadora voluntária em projeto de monitoramento de compostos orgânicos voláteis e pesticidas na atmosfera junto ao Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Docente do Instituto de Química da Universidade de Brasília.

 

Comentários (0)

Navegação