Você está aqui: Página Inicial Notícias Seminário ABRAEX/UFBA 2014 - Lista de palestrantes confirmados

Seminário ABRAEX/UFBA 2014 - Lista de palestrantes confirmados

O papel da Odontologia no contexto da Atenção Integral à Doença Falciforme

Divulgação da lista de palestrantes confirmados para o Seminário ABRAEX/UFBA 2014:

  • Ana Stela Goldbeck

Graduação em Farmácia e Bioquímica, Mestre em Antropologia Social e da Saúde e Especialista de Gestão em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Responsável pelo Programa Nacional de Triagem Neonatal – PNTN do Ministério da Saúde. Ex-bolsista da Japanese International Cooperation Agency - JICA na área de Triagem Neonatal.

Tema: Programa Nacional de Triagem Neonatal para Doença Falciforme - panorama atual e perspectivas

  • Edson Hilan Gomes de Lucena

Doutorando em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília-UnB. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília-UnB. Graduado em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é Assessor técnico da Coordenação-Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde.

Tema: Panorama Atual da Política Nacional de Saúde Bucal na Atenção Básica

  • Emanuel Braga Rêgo

Graduação em Odontologia e Especialização em Ortodontia pela Universidade Federal de Alfenas-MG. Doutorado em Ortodontia pela Universidade de Hiroshima/Japão. Professor Adjunto de Odontopediatria e Ortodontia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ex-bolsista dos Ministérios da Educação do Brasil (PET/MEC) e do Japão (Monbukagakusho). Vice-presidente da Associação Brasiliense de Ex-Bolsistas Brasil- Japão (ABRAEX).

Tema: Possibilidades de cooperação e importância do intercâmbio científico/institucional no contexto da Doença Falciforme

  • Márcia Pereira Alves dos Santos

Graduação em Odontologia e Especialização em Dentística Restauradora pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Docente-tutora PROVAB UNASUS/UERJ - Curso de Especialização em Saúde da Família UNASUS/UERJ. Mestrado e Doutorado em Odontologia (Odontopediatria) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Pós-Doutoranda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Odontóloga e Pesquisadora do MS. Docente Mestrado Profissional FOUFRJ. Atua no Projeto de Criação do Centro de Referência Odontológico em Doença Falciforme MS/UFRJ. Coordenador do Projeto Estudo e Pesquisa em Doenças Hematológicas e Capacitação de Profissionais que atuem na Atenção aos portadores e Doenças Hematológicas MS/UFRJ; Membro da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPQO); Membro da IADR;  Membro of Global Sickle Cell Disease Network;  Membro ABENO. Revisor dos periódicos IJD. International Journal of Dentistry, The Angle Orthodontist;  Journal of Contemporary Dental Practice; Clinical Oral Investigations (Internet).

Tema: Recomendações para a abordagem odontológica na Doença Falciforme.

  • Maria Goretti Silva Brito

Graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Bahia. Mestrado em Odontopediatria pela Universidade Estadual de São Paulo (USP). Doutorado em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. Professor Associado da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia – atuando nas Disciplinas de Odontopediatria e Clínica Materno Infantil.

Tema: Saúde mental materna e saúde bucal de crianças com doença falciforme


  • Thamires Souza

Cirurgiã-Dentista Graduada pela União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME) 2011. Mestranda em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas do Corpo Humano- ICS/UFBA. Especializanda em Periodontia- Instituto Prime. Habilitada na área de Odontologia Hospitalar pela Residência Multiprofissional Hospitalar em saúde do C-HUPES/UFBA 2012-2014. Experiência em Cirurgia Bucal, Estomatologia e Pacientes Especiais. Linhas de pesquisa: Células Tronco e Doença Falciforme.

Tema: Alterações Bucais em Indivíduos com Doença Falciforme


  • Tiago Novais

Coordenador de Gestão do Cuidado e Regulação do SUS do município de Camaçari (desde janeiro- 2013). Coordenador do Programa de Atenção as Pessoas com Doença Falciforme de Camaçari – Secretaria de Saúde SESAU. (julho de 2008 – dezembro 2013). Coordenador do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) – Programa Brasil Sorridente do Ministério da Saúde na Secretaria de Saúde de Camaçari – SESAU (maio de 2011 – dezembro 2013). Membro do Grupo de Assessoramento Técnico sobre Doença Falciforme do Ministério da Saúde/SAS/DAE/CGSH (desde 2013). Membro do Comitê de Saúde da População Negra do Ministério da Saúde (desde 2012)

Tema: A ser definido

  • Maria Cândida Queiroz

Assistente Social. Especialista em Administração Hospitalar e Sistema em Serviços de Saúde - Escola de Administração/ UFBA.Técnica Responsável pelo Programa de Atenção as Pessoas com Doença Falciforme de Salvador /SMS Salvador; Membro da Câmara de Assessoramento Técnico da Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme/ Ministério da Saúde

Tema: Avanços e desafios no cuidado integral às Pessoas com Doença Falciforme

Comentários (0)

Navegação