Você está aqui: Página Inicial Notícias Seminário ABRAEX/UDF 2016

Seminário ABRAEX/UDF 2016

Infraestrutura: o desenvolvimento brasileiro a partir da experiência japonesa

A Associação Brasiliense de Ex-bolsistas Brasil-Japão – ABRAEX e o Centro Universitário do Distrito Federal - UDF, com o apoio da Embaixada do Japão no Brasil, da Japan International Cooperation Agency – JICA, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal – CREA-DF e da Rede de Pesquisadores Associados – REPEAS, promovem o Seminário ABRAEX/UDF 2016.

O evento acontecerá no dia 05 de maio 2016, no Auditório do Prédio 4R do UDF, das 18:30 às 22:30 hs. Ocorrerão palestras técnicas sobre o tema “Infraestrutura: o desenvolvimento brasileiro a partir da experiência japonesa”. Cada apresentação terá duração de 15 minutos e será seguida por 5 minutos para comentários e questionamentos.

O objetivo do seminário é envolver os associados da ABRAEX, a comunidade acadêmica do UDF, representantes dos governos distrital e federal, profissionais de engenharia e áreas correlatas e sociedade civil em torno de discussões sobre o papel da infraestrutura no desenvolvimento brasileiro. Como paralelo, utilizar-se-ão exemplos japoneses, com vistas à identificação de oportunidades de transferência tecnológica e de cooperação internacional.

Convida-se, assim, a comunidade acadêmica, o setor público, as indústrias e a sociedade civil a enviarem representantes para comporem a audiência. Espera-se que o envolvimento dessas parcelas da sociedade maximize o aproveitamento do evento.

Inscrições gratuitas em: https://siaa.cruzeirodosul.edu.br/eventos/index.jsp?emp=6&gru=50&eve=64

 

  1. Palestrantes

 

Cristiano Augusto Trein, Ph.D

Engenheiro Civil com Mestrado Acadêmico em Engenharia Civil pela UFRGS e Doutorado em Wind Engineering pela Kyoto University (Japão). Participou da fundação do Kyoto University Student Chapter da Society of Petroleum Engineers – SPE. Atualmente, trabalha no Ministério de Minas e Energia, na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético, no desenvolvimento energético de fontes alternativas, com destaque a energias solar e eólica.

Daniela Satie Maekawa, M.Sc.

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009). Mestre em Estudos Ambientais pela Universidade de Kyoto, Japão (2012). Especialista em Gerenciamento de Ecossistemas Ambientais e Sustentabilidade pela Universidade de Kyoto, Japão e especialista em Perícia, Gestão e Auditoria Ambiental pelo Instituto de Pós ­Graduação, Brasília (2012). Atua, desde 2012, com Gestão Ambiental de empreendimentos rodoviários.

Denise Schuler, M.Sc

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (2000), Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Assis Gurgacz (2006), Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2009). Coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário do Distrito Federal - UDF, onde também atua como docente no curso de Arquitetura e Urbanismo. Analista de Infraestrutura na Gerência de Desenvolvimento Urbano da Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos (SPI) do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), onde exerce o cargo de Coordenador de Temas Sociais.

Flávio Correia de Sousa

Engenheiro Civil pela Universidade de Brasília, Pós Graduado em engenharia de Segurança do Trabalho pela Fundacentro. Possui vasta experiência nos setores públicos e privados. Foi presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis do Distrito Federal (ABENC-DF), vice-presidente Nacional da ABENC, atuou como conselheiro e em cargos de direção junto às entidades de classe e no Sistema Confea/Crea e Mútua. Atualmente é presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (Crea-DF), exercendo seu segundo mandato.

Leonel L. D. Morales, M.Sc.

Engenheiro em Construção Naval pela Escola de Engenharia Naval da Universidad Austral de Chile, Mestre em Ciências Oceânicas pela COPPE/UFRJ. Atua como professor em cursos de Engenharia a mais de 20 anos. Atualmente Pesquisador, Professor e Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário do Distrito Federal e da Universidade Católica de Brasília.

Lúcio Costa Proença

Engenheiro Sanitarista e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atua, desde 2012, como analista ambiental no Ministério do Meio Ambiente, na Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Marcos Aires Albuquerque Santos , D.Sc

Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2003), mestrado em Geotecnia pela Universidade de Brasília (2007) e doutorado em Geotecnia pela Universidade de Brasília (2012). Atualmente trabalha como Engenheiro da empresa pública VALEC-Engenharia, Construções e Ferrovia. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Geotécnica, atuando principalmente nos seguintes temas: análises numéricas para problemas estáticos e dinâmicos envolvendo problemas de Engenharia Civil, com ênfase em geotecnia. Coordenador do curso de Engenharia Civil do UDF.

Rogério Borges Marques, M. Sc.

Bacharel em Arquitetura e Urbanismo (2005) e Mestre em Engenharia Urbana (2007), ambos pela Universidade Federal de Uberlândia. Atua, desde 2010, como analista de infraestrutura no Ministério das Cidades, na Secretaria Nacional de Habitação, no acompanhamento de contratos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para Urbanização Integrada de Assentamentos Precários.

  1. Programação

 

Convidados

Tema

Horário

Todos

Credenciamento

18:00~18:30

ABRAEX, UDF, CREA-DF, Embaixada do Japão, JICA

Mesa de Abertura

18:30~19:00

Infraestrutura no Arcabouço Governamental Brasileiro

Moderador: Cristiano Augusto Trein (MME)

Cristiano Augusto Trein (MME)

Infraestrutura no arcabouço institucional brasileiro

19:10 ~19:20

Flávio Correia de Sousa

(CREA-DF)

A importância do sistema CONFEA/CREA para o desenvolvimento da infraestrutura brasileira

19:20 ~19:35

Marcos Aires Albuquerque Santos (UDF)

A infraestrutura ferroviária – Estudo de caso FIOL

19:35~19:50

Daniela Satie Maekawa (REPEAS)

Licenciamento ambiental de obras de infraestrutura rodoviária

19:50 ~20:05

Perguntas e Respostas

20:05 ~20:20

Infraestrutura Urbana

Moderador: Leonel L. D. Morales (UDF)

Denise Schuler

(UDF)

Planejamento urbano no Brasil

20:30 ~20:45

Rogério Marques

(MCid)

O uso do método Japonês de Land Readjustment como ferramenta para ordenamento urbano e o provimento da infraestrutura

20:45 ~21:00

Lúcio Costa Proença (MMA)

Infraestrutura, cultura e gestão de resíduos sólidos no Brasil e no Japão

21:00 ~21:15

Perguntas e Respostas

21:15 ~21:30

Leonel L. D. Morales

(UDF)

O papel da universidade na infraestrutura brasileira

21:30 ~21:40

ABRAEX, UDF, CREA-DF, Embaixada do Japão, JICA

Mesa de Encerramento

21:40~21:50





 

Comentários (0)

Navegação