Você está aqui: Página Inicial Notícias Seminário ABRAEX/UDF 2015

Seminário ABRAEX/UDF 2015

Sustentabilidade: Novos desafios e oportunidades Experiências japonesas e o contexto brasileiro

 

 

A Associação Brasiliense de Ex-bolsistas Brasil-Japão – ABRAEX e o Centro Universitário do Distrito Federal, com o apoio da Embaixada do Japão e da Japan International Cooperation Agency - JICA, promovem o Seminário ABRAEX/UDF 2015. O seminário é um "Evento Oficial dos 120 Anos de Amizade Japão-Brasil".

O evento acontecerá no dia 07 de maio 2015, no auditório do Edifício 4R do Centro Universitário do Distrito Federal, das 19:00 às 22:30 hs. Ocorrerá palestras técnicas sobre o tema “Sustentabilidade”: Novos desafios e oportunidades – experiências japonesas e o contexto brasileiro”. Cada apresentação terá duração de 15 minutos e será seguida por 10 minutos para comentários e questionamentos.

O objetivo do Seminário é envolver a comunidade acadêmica do UDF em torno de discussões que se refiram à aplicação de tecnologias inovadoras na área de sustentabilidade. Busca-se, assim, promover um ambiente de reflexão sobre a relevância de disciplinas relacionadas a essa temática nos currículos dos cursos de Engenharia, de Arquitetura e de Tecnologias da Informação no Brasil, assim como sobre as oportunidades que os novos cenários oferecem aos profissionais dessas e de outras áreas de conhecimento.  Prevê-se uma publicação eletrônica de artigos de autoria dos palestrantes sobre os conteúdos de suas apresentações. Haverá entrega de Certificados aos participantes e palestrantes elaborados pelo Centro Universitário de Distrito Federal - UDF.

 

Palestrantes Confirmados

Cristiano Augusto Trein, Ph.D

Engenheiro Civil com Mestrado Acadêmico em Engenharia Civil pela UFRGS e Doutorado em Wind Engineering pela Kyoto University. Participou da fundação do Kyoto University Student Chapter da Society of Petroleum Engineers – SPE. Atualmente, trabalha no Ministério de Minas e Energia, na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético, com desenvolvimento energético de fontes alternativas, com destaque a energias solar e eólica.

Geraldo Freire Garcia

Engenheiro Civil formado pela Universidade de Brasília – UnB com pós graduação em Redes de Computadores pela Universidade Católica de Brasília,  ingressou no serviço público no ano de 2000 como Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, carreira vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão com a missão de apoiar as políticas públicas nos diversos ministérios e autarquias. Neste período exerceu as funções de Diretor de Auditoria, Normalização e Fiscalização do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, autarquia vinculada à Casa Civil da Presidência da República, e Diretor de Tecnologia da Informação da Presidência da República no primeiro governo Lula. Movimentou-se para o Ministério das Cidades em 2009 onde foi Assessor na Secretaria Nacional de Habitação e Assessor Federativo na Secretaria Executiva. Atualmente trabalha na Secretaria Nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana envolvido diretamente nos trabalhos de implantação da Política Nacional de Mobilidade Urbana, e, neste período, foi o responsável pelo monitoramento das obras do BRT Transcarioca  e na execução do Plano Operacional de Mobilidade Urbana da cidade do Rio de Janeiro para os jogos da Copa do Mundo FIFA 2014. Em 2013 esteve no Japão, a convite do governo japonês, onde estudou planejamento e projetos de mobilidade urbana, tendo como referência o modelo japonês, especialmente o da cidade de Tóquio.

João Marcus Abreu Curti, M.Sc, PMP

Engenheiro Eletricista formado em 2008 pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Entre 2008 e 2009 atuou como projetista pela Adler Engenharia, e em 2009 foi selecionado para o programa de bolsa Monbukagakusho ofertado pelo Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciências e Tecnologia do Japão (MEXT). Concluiu o mestrado pelo Departamento de Energia Avançada (Advanced Energy Department) da Universidade de Tóquio em 2013. Possui estudos publicados em Sistemas Híbridos de Armazenamento de Energia para Veículos Elétricos. Atualmente trabalha como Consultor da ACX Engenharia, com interesses voltados para projetos de geração de energia por fontes renováveis.

Leonardo Ivo de Carvalho e Silva. M. Sc.

Graduação em Engenharia Mecânica - Universidade de Brasília, 2003 e Mestrado em Ciências Mecânicas Universidade de Brasília, 2011, Atuou como analista do produto no Departamento de Engenharia Motor e Câmbio da empresa Fiat Powertrain. Também participou das atividades relacionadas ao departamento executor do programa de inovação tecnológica da Fiat Powetrain como responsável pela interação entre Indústria e Universidades/Centros de Pesquisa.  Nos anos de 2004 e 2005 atuou no Poder Executivo do Governo Federal como Assistente de Diretor do Departamento de Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia – MME. Atualmente é professor da Coordenação de Engenharia do Centro Universitário do Distrito Federal, o UDF, Brasília-DF.

Leonel L. D. Morales. M. Sc.

Engenheiro em Construção Naval pela Escola de Engenharia Naval da Universidad Austral de Chile, Mestre em Ciências Oceânicas pela COPPE/UFRJ. Atua como professor em cursos de Engenharia a mais de 20 anos. Atualmente Pesquisador, Professor e Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário do Distrito Federal e da Universidade Católica de Brasília.

Paula Baratella, M.Sc

Paula Baratella é Arquiteta e Urbanista (UNICAMP), com mestrado em Engenharia Civil (UNICAMP) e especialização em Políticas Públicas para Eficiência Energética e Conservação de Energia (Japão, JICA/Tóquio). Possui experiência em elaboração e compatibilização de projetos e acompanhamento de obras. Atuou em construtoras em São Paulo e em escritórios de arquitetura nacionais e internacionais. Atualmente é Analista de Infraestrutura e atua na área de Eficiência Energética em Edificações no Ministério de Minas e Energia (MME). Participa de grupos e comitês interministeriais que desenvolvem projetos e políticas em Eficiência Energética: CGIEE (Comitê Gestor de Indicadores e Níveis de Eficiência Energética); GT Edificações (Grupo Técnico para a Melhoria da Eficiência Energética nas Edificações) e; GTO (Grupo Técnico Operacional para suporte técnico e operacionalização da IN SLTI Nº 02/2014), entre outros.

Rosemberg Lobato Silva. M. Sc.

Graduação em Licenciatura Curta em Matemática pelo Centro Universitário de Brasília, Especialização em Análise e Projeto de Sistema pela GFI/UNB, graduação em Engenharia Elétrica pelo Instituto de Educação Superior de Brasília, Mestrado pelo Programa de Graduação de Engenharia Elétrica - PGENE da Universidade de Brasília - UNB e aluno regular de Doutorado pelo Programa de Graduação de Engenharia Elétrica - PGENE da Universidade de Brasília - UNB. Foi Professor de Matemática pela Secretaria de Educação do Distrito Federal, atualmente exerce as atividades de Engenheiro de Projetos de Telecomunicações - Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A e professor assistente do Centro Universitário do Distrito Federal- UDF.

 

 

 

Comentários (0)

Navegação