Você está aqui: Página Inicial Notícias Bolsa de Estudos do Governo Japonês - Treinamento de Professores no Japão - Inscrições Abertas

Bolsa de Estudos do Governo Japonês - Treinamento de Professores no Japão - Inscrições Abertas

O Governo do Japão oferece, através de seu Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia (Monbukagakushô), a bolsa de estudo para o programa "TREINAMENTO DE PROFESSORES". Esta Bolsa é oferecida a professores e educadores do ensino fundamental e médio, com o objetivo de realizar pesquisas nas áreas relacionadas à educação, em uma universidade japonesa.

A Embaixada do Japão está com inscrições abertas de 5 de fevereiro e 10 de março de 2014, para os candidatos residentes no Distrito Federal e nos estados de Goiás e Tocantins. Candidatos residentes em outros estados deverão procurar o Consulado Geral de sua jurisdição. Os interessados poderão agendar um horário com o orientador de bolsas, que atenderá na Embaixada do Japão, durante o período da inscrição para tirar dúvidas  sobre o processo de seleção e selecionar as universidades pretendidas.

 

---------------------------------------------------------------------------------

Bolsa oferecida a professores, orientadores pedagógicos, assistentes educacionais, diretores,etc. do ensino fundamental e/ou médio, com o objetivo de realizar pesquisas, em universidades japonesas, nas áreas relacionadas à educação, e aplicá-los em suas escolas no Brasil.

a)       Duração: outubro de 2014 a março de 2016 (1 ano e 6 meses)

b)       Requisitos:
- Nacionalidade brasileira (excluem-se brasileiros com dupla nacionalidade japonesa);
- Ter pelo menos 5 anos de experiência, em 01/04/2014, como professor do ensino fundamental e/ou médio ou como orientador pedagógico, assistente educacional ou diretor de escola, na área pública ou privada;
- Exercendo a função atualmente;
- Inglês avançado (necessário para a orientação acadêmica e a redação de trabalhos e relatórios);
- Ser graduado por uma universidade ou escola de formação de professores (magistério);
- Idade: nascidos em ou após 2.abril.1979
- Ter boa saúde física e mental;
- Ter disposição para estudar a língua japonesa e freqüentar aulas nesse idioma;
- Intenção de aplicar os conhecimentos adquiridos durante a pesquisa, após o retorno na profissão;
- O candidato deve ser residente e domiciliado em nossa jurisdição (Distrito Federal, Goiás ou Tocantins).  Candidatos de outras localidades devem procurar o Consulado do Japão de sua região.
Obs: É recomendável um conhecimento básico da língua japonesa antes da partida.

c)       Benefícios: Em 2013, o valor da bolsa mensal foi de 143.000 ienes (aprox. R$3.384,00 em fev/2014). Dependendo da região, o valor mensal poderá ser acrescido de 2.000 a 3.000 ienes.
Passagem de ida e volta e isenção de taxas escolares.
Obs.: Valor da bolsa sujeito à alteração.

d)       Inscrição gratuita:
5 de Fevereiro a 10 de Março de 2014

e)       Avaliações:
Provas escritas: 12 de março
Entrevista: 13 de março

 

f)        Documentos necessários (1a.fase):
1. Formulário (disponível no site) devidamente preenchido com 1 foto 3x4 recente;
2. Histórico escolar (cópia simples em tamanho A4, com tradução);
3. Diploma (cópia simples em tamanho A4, com tradução);
4. Currículo resumido (em inglês, destacando a experiência no ensino, até 3 páginas, tamanho A4, digitado)
5. Plano de pesquisa no Japão (em inglês, fonte Arial 12, mínimo de 2 páginas e máximo de 3 páginas, tamanho A4, digitado)
6. Comprovação de experiência (declaração, cópia de contra-cheque ou carteira de trabalho)

7. Declaração do emprego atual (original, em português)

 

OBSERVAÇÕES:

a)       O histórico escolar e diploma deverão estar acompanhados de tradução em inglês ou japonês. Não é necessário apresentar tradução juramentada.

b)       As traduções devem ser cópias fiéis dos originais (frente e verso), incluindo nomes, endereços, números de registro e observações.

c)       Todos os documentos de inscrição devem ser digitados em tamanho A4 e entregues na ordem do item f) acima. O formulário de inscrição pode ser digitado ou manuscrito, desde que com letra de forma e legível.

d)       Não grampear os documentos.

e)       Preencher o formulário de inscrição, em português, digitado ou com caneta preta e entregar o formulário com a foto já colada. Colocar, sem falta, o CEP, o DDD e e-mail.

f)        Para a inscrição, o candidato deverá verificar a área de estudo, o curso pretendido e a universidade no Japão, através do catálogo “Course Guide”, que estará disponível na Embaixada do Japão ou no site: http://www.studyjapan.go.jp/en/toj/toj0307e.html#1

g)       Os cursos oferecidos são basicamente nas áreas de Administração Escolar (ex.: Administração e Finanças Escolares, Administração de Escolas), Métodos Educacionais (ex.: Processo do Ensino, Desenvolvimento Curricular, Avaliação Educacional), Estudo de Matérias Específicas (ex.: Matemática, Física, Química, Educação Física) e Atividades Práticas (ex.: Inspeção das Aulas, Participação em Atividades Extra-Curriculares Especiais, Visita aos Centros de Pesquisas Educacionais e outros institutos).

h)       Não receberemos documentação incompleta.

i)         Os documentos entregues não serão devolvidos.

j)         Após a entrevista, caso o candidato seja indicado, serão solicitados documentos adicionais.

 


Comentários (0)

Navegação